É comum dúvidas em relação a segurança do imóvel onde a empresa está ou será instalada.
Só quando ocorrem tragédias envolvendo incêndio ou desabamento em imóveis comerciais é que nos deparamos com a frase: “A empresa X tinha, não tinha ou estava com sua licença vencida” ou ainda “não tinha licença para funcionar”.
Mas nem todos sabem o que este termo significa.
Acontece que para uma empresa poder exercer suas atividades em determinado local há um documento chamado alvará onde o órgão competente verificará as particularidades da atividade e as condições do imóvel que ela quer se instalar.
Dependendo da situação é exigido laudo dos bombeiros, de engenheiro ou ainda outras licenças como ambiental ou sanitário.
Na maioria dos casos a falta destes alvarás e licenças não impedem que a empresa tenha um CNPJ mas impede que ela exerça suas atividades em local que não seja adequado fazendo com que a empresa sofra fiscalizações seguidas de autuações (multada) e até mesmo fechada para regularização, o que pode gerar grande prejuízo financeiro para o negócio.
Por isso, é muito importante que o empresário se certifique que todas as suas licenças e alvarás estão em validade e zelar pela segurança de seus clientes, colaboradores, visitantes e, inclusive, a sua própria.
“Medidas de segurança não é uma despesa, é um dever”